domingo, 3 de junho de 2012

Porcupine Tree - In Absentia


Bem vindos, mentes amarguradas!

Para quem ainda não me conhece totalmente, devo elucidá-los que minha preferência pelo rock progressivo é grande. Muitas são as bandas que gosto, como as já famosas Pink Floyd, Jethro Tull, King Crimson e principalmente Yes, a banda a qual mais me identifico entre todas. Em breve farei um especial somente para ela. No entanto, quero começar falando de progressivo de trás para frente, pois há algum tempo acreditava que o gênero estava completamente morto, inexistente. Foi quando, perambulando pela internet, deparei-me com a melhor banda de rock progressivo da atualidade, e quiçá de toda a história do progressivo. Estou falando de Porcupine Tree, liderada pelo multi instrumentista inglês Steven Wilson, na minha singela opinião, o músico e letrista mais talentoso da atualidade.



Como disse acima, passei por um período de busca por sonoridades novas, eis que um dia, acessando o site whiplash.net, li uma resenha maravilhosa falando sobre bandas atuais que fazem rock progressivo e Porcupine Tree era uma delas. O texto abordava exatamente sobre o disco que falarei hoje, que foi o meu primeiro contato com o grupo inglês. A primeira música que escutei foi The Sound Of Muzak. Lembro-me até hoje quanta alegria ela me causou, pois minha esperança quanto à qualidade musical dos dias de hoje ressurgiu, o que é uma tarefa quase impossível, já que nota-se o quão diminuta é a vontade dos artistas de sucesso em produzir algo bom, jogando à marginalidade artistas competentes e criativos. Porcupine Tree é uma exceção a regra, pois desfruta de certo sucesso, no entanto, nos anos 70, bandas como Pink Floyd eram mainstream e lotavam estádios. Bem, vou parar com o muro das lamentações e vou ao disco.

Aumente o som! Blackest Eyes começa com notas espaçadas e com algum efeito. Eis que a porrada começa, trazendo um pouco de elementos modernos, como o heavy metal e guitarras com distorção bem pesada. Destaque para o competentíssimo dono das baquetas da banda, Gavin Harrison, que aprendeu muito com os mestres bateristas do passado, fazendo diversas viradas geniais. Outro ponto forte da banda são as inserções de violão e teclado. Ultimamente tem havido certo preconceito com estes instrumentos, que são mal utilizados, não se notando sua existência. Nesta faixa a banda mostra que é possível utilizá-los e muito, transformando-a em uma típica canção de Rock Progressivo, com momentos lentos e rápidos e muita instrumentalização. Linda canção.

Trains é o momento mais Jethro Tull do álbum, começa altamente folk, com Steven cantando baixo. A meu ver, a letra fala de lembranças e o passar da vida. E é neste clima que a canção se segue. Uma guitarra limpa toca os mesmos acordes durante toda a música, dando um aroma de paixão. O violão aparece novamente, fazendo um belo solo, simples, curto, mas muito bem encaixado com o som. Mais momentos bonitos, Steven Wilson monta um jogral com sua voz, muito interessante, nos lembrando Gentle Giant, que fazia grandes vocalizações. Após este grande momento da música, um banjo adentra tocando o tema principal e ao fundo, escutam-se palmas. A música não fica mais rápida, mas parece que cresce, se agiganta, é soberana de tudo. Aqui temos uma prova de quão majestoso é o som dos ingleses.



Mais violão, teclado e guitarra. Lips Of Ashes tem uma letra curta e profunda, dando cor a sentimentos. A melodia é melancólica, não possuindo bateria, o que dá um ar intimista. Os acordes dedilhados pelo violão são geniais, fogem das melodiais convencionais, exalando tristeza. A guitarra é tocada com o slide, aquela ampola de remédio que os guitarristas colocam no dedo mindinho geralmente, aparecendo em momentos pontuais em toda faixa, deixando um clima de rock espacial. Outra grande canção.

Aqui está a minha preferida. The Sound Of Muzak tem a letra mais ácida e corrosiva do disco. Fala de como a música atual é nada mais que um antidepressivo tarja preta e como ela se transformou em som ambiente, praticamente música de elevador e ameaça: “Uma das maravilhas do mundo está desabando/Está desabando, eu sei/É uma das besteiras do mundo que ninguém se importa/Ninguém se importa o bastante”. Quanto à melodia, tudo anda perfeitamente, o riff principal é feito por uma guitarra com efeito de violão, a bateria tem ritmos variados e dá um andamento maravilhoso, principalmente no refrão e solo. O teclado preenche totalmente a música. Lembro-me até hoje quando o ouvi pela primeira vez, a sensação que o solo de guitarra me causou. É cheio de personalidade, marcante e demarca o estilo de Steven Wilson, provando que domina todos os instrumentos que se propõem a tocar. Um clássico!

Porcupine Tree mostra por que é a melhor banda de progressivo da atualidade. Você escuta Gravity Eyelids e consegue citar todas as fontes em que beberam, no entanto, não é um plágio criativo de ninguém, tem sua personalidade, sua identidade. A viagem está instaurada, uma bateria eletrônica marca o passo enquanto Steven canta baixo novamente, instrumentos não identificáveis permeiam no ar. Na metade da canção, o vôo alto é quebrado abruptamente pelos riffs pesados de guitarra, trazendo-te novamente para a terra firme. A viagem retorna e você acaba de ouvir a música voando.

Wedding Nails se banha totalmente no Metal Épico, lembram em vários momentos as canções do Nigthwish, no entanto, por ser uma música instrumental não possui os vocais de ópera. Um teclado demoníaco toca a música inteira, que captura sua alma e leva diretamente para o capeta. Os riffs de guitarra são rápidos, violentos e de muita força, mostrando toda a versatilidade da banda, que sabe dar carinho e te cobrir de porrada ao mesmo tempo. É a música mais progressiva do álbum!

Prodigal faz tudo voltar à normalidade. Começa com os slides novamente e uma ótima linha de baixo, cheia de groove. Outra música que possui momentos variados, começando mais lenta e depois colocando o rock and roll no ar, indo e vindo neste sentido, sendo extremamente bipolar. A letra é triste e traça variadas reflexões. As linhas de guitarra são soberbas, tanto nos acordes, quanto no solo.

3 é enigmática. Possui uma série de instrumentos e efeitos sonoros. É quase impossível listar todos os momentos da música. Acho que é mais prudente falar de sentimentos causados por ela. É calmaria e constância, te faz divagar, sonhar longe, pensar em quem queria ter amado, em como a terra fica longe quando olhada de cima, como a tristeza aparece sem ter sido convidada, tédio, temperança, tudo isto misturado e em ordem não cronológica.

A viagem acaba, e o tom fica grave. The Creator Has A Mastertape é sisuda e te olha feio. Fala do que criamos e construímos. A guitarra só entra para deixar a música pesada, no entanto aparece pouco aqui. Um teclado que lembra uma ambulância toca ao fundo. Esta faixa me causa medo!

Heartattack In A Lay By é talvez a mais introspectiva do álbum inteiro. A melodia novamente não tem bateria e é bem calma. Os acordes são dedilhados novamente, imprimindo muita tristeza, um violão 12 cordas toca em conjunto. Existe uma unidade em todos os instrumentos e a tristeza aumenta. Novamente temos um jogral de vozes, que lembra muito Gentle Giant. O ataque cardíaco no acostamento parece eminente.

O baixo cheio de groove está de volta e permanece a música inteira. Strip The Soul é mais um grande momento progressivo do álbum. A letra é extremamente questionadora, falando um pouco de um lar comum e quanto lixo ele pode ter guardado dentro. A melodia é completa, sofre muitas variações, tem riffs muito bem construídos de guitarra e a bateria é totalmente inconstante, não sendo um mero metrônomo.

Esta é a faixa que mais se parece com o que tem sido feito de rock ultimamente. Um teclado estilo Coldplay toca as mesmas notas, Steven destila versos estranhos e de pura imaginação. Violinos, que parecem oriundos de um sintetizador, complementam tudo. Em minha opinião, Collapse The Light Into Earth, é a canção mais fraca deste maravilhoso disco, no entanto, como já disse anteriormente, todo disco deve ser analisado em conjunto, por tanto, ela tem sua relevância em todo o contexto musical da obra.

Para quem nunca ouviu Porcupine Tree, escutem! Qualquer trabalho deles é muito bom, até hoje nenhum disco deles me decepcionou, e olhe que já ouvi quase toda a discografia da banda. O último trabalho deles e da carreira solo de Steven Wilson, valem destaque também, quem sabe um futuro post aqui.

Grande abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário